quarta-feira, 22 de abril de 2020

A palavra é parcimônia


        Todos os dias, impreterivelmente, revestia o corpo com touca, máscara, protetor facial, avental e luvas descartáveis antes de iniciar seu trabalho. O espírito, no entanto, estava vacilante...Alguns dias, aparecia em traje mais formal, cheio de coragem e ânimo. Em outros, parecia despido, deixando à mostra toda a fragilidade e insegurança em lidar com uma doença tão devastadora.
     Quase irreconhecível, foi questionada por uma paciente sobre o motivo daquele atendimento tão distante e frio. Caiu em si, e sentiu-se envergonhada diante da constatação de que seu cuidado, sempre tão vivo, tão afetuoso, estava morto. Explicou a necessidade de manter aquela conduta de afastamento, assegurando que em breve voltaria a tratá-la com a espontaneidade de sempre, embora em seu íntimo não estivesse convencida disso...
       Tinha conhecimento dos amigos adoecidos, e o exemplo dos colegas que resistiam, abandonando suas casas e famílias para dedicar-se a ajudar a quem precisava, e continuava dia após dia em seu penar.
        Pouco adiantava agarrar-se às notícias positivas vinculadas na mídia, pois o alívio ia embora em fração de segundos, como se seguisse o deslizar dos dedos na tela do celular. Logo em seguida, a sensação de impotência novamente ganhava forma diante de números assustadores de óbitos, e deixava os pensamentos turvos.
       No entanto, seu senso de justiça insistia em ser superior ao seu temor, e ela repugnava a conduta de quem se valia de inúmeras estratégias para se esquivar do atendimento a pessoas sintomáticas. Assim, seguia no front da pandemia, o maior desafio de sua trajetória profissional até então, optando pela coragem, pois não suportaria relembrar esses momentos sob o peso da desonra da covardia...

"Se me der um beijo eu gosto/ Se me der um tapa eu brigo/ Se me der um grito não calo/Se mandar calar mais eu falo./ Mas se me der a mão, claro, aperto/ Se for franco, direto e aberto/Tô contigo amigo e não abro/ Vamos ver o diabo de perto..." Recado, Gonzaguinha.

Um comentário: