segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

1039 mensagens de 12 conversas

        Mensagens de bom dia chegam logo cedo carregadas de afeto, digitadas em slides por vezes também repletos de erros grosseiros de português (emoji de enfado, com olhinhos para cima). Sem paciência para ler diariamente, e ao mesmo tempo, sem querer parecer indelicada, ela apenas encaminha de um contato para outro esses slides, garantindo a permanência da amizade virtual. Afinal, segue acreditando que a pessoa do outro lado da tela a escolheu para receber aquela postagem, e não apenas enviou a todos os contatos de sua lista.
       Enquanto isso, o aplicativo segue a todo vapor. Em outros dois grupos, é hora de decidir detalhes sobre as festas de final de ano na escola das duas filhas, socorrer mães em apuros quanto ao cuidado dos filhos pequenos, discutir relacionamentos conjugais, mediar conflitos amenizando o impacto de uma mensagem mal interpretada, e ainda, tentar sair ilesa desse tipo de discussão (emoji de quem deu mancada, mostrando os dentinhos).
       Ela começa então a apagar arquivos no intuito de recuperar um pouco mais de memória no celular, e percebe que vídeos e fotos com os mais variados conteúdos chegam a uma velocidade tal, que seu esforço torna-se inútil (emoji com cara de desprezo, olhando para o lado). Assim, acaba sempre acumulando mais arquivos, até ter novamente tempo e paciência para dar cabo deles.
        Por outro lado, nem sempre ouvir o som de novas notificações, ou ver surgir na tela o ícone que alerta para novas mensagens é algo ruim. Existem pessoas e conversas tão agradáveis que valem todo o seu carinho e consideração (emoji apaixonado, com olhinhos de coração). Textos, imagens e áudios que também prendem seu interesse e emoção. Fatos que, sem explicação, fazem rir ou chorar com o smartfone nas mãos.
      Usuária frequente do aplicativo, ela desenvolve melhor a cada dia o uso de suas ferramentas, e comete menos erros no que diz respeito a não ser inoportuna com a divulgação de campanhas ou notícias fantasiosas, bem como, direcionar aos grupos corretos cada conteúdo (emoji sorrindo, com auréola de anjo).
       Enxerga nos grupos de trabalho outra serventia. Além de divertidos, são úteis para articular uma série de atividades, poupando os colegas de reuniões presenciais infrutíferas e sem resolutividade (emoji de abuso, com olhinho apertado e língua pra fora). Por algum motivo, por whatsapp, as decisões fluem com mais celeridade. E as utilidades não param por aí…
     Em conversas privadas ela marca ou desmarca consultas, encomenda itens necessários para casa e para as filhas, enfim, resolve boa parte de seus compromissos pessoais. Sem dúvida um grande auxílio para uma esposa e mãe que trabalha mais de oito horas por dia na vida real (emoji de alívio, sorrindo com uma gota de suor na testa).
       Por fim, apesar de todos os encantos virtuais, o fato é que ela tem consciência de que precisa administrar melhor o tempo que permanece online, e desprender-se mais do aplicativo. Talvez, como medida drástica, passe a excluir grupos ou, em último caso, bloquear contatos, para que não acabe prejudicando o que realmente importa, e que deve acontecer offline (emoji piscando um olho, soltando beijinho de coração).

“Criar meu website, fazer minha homepage, com quantos gigabytes se faz uma jangada, um barco que veleje, que veleje nesse infomar...”


  Pela internet, Gilberto Gil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário